Nas últimas décadas, a ideia de uma economia circular, vem sendo considerada por vários países europeus, na elaboração de uma política mais ampla de gestão de resíduos.

“A economia circular é uma nova forma de pensar sobre o futuro e como organizamos nossas economias e sociedades”. (Pitt e Heinemeyer, 2015).

Esse novo conceito de economia tem sido adotado em diversos segmentos industriais, inclusive na moda, gerando o conceito de MODA CIRCULAR, Introduzido pela primeira vez em 2014, na Suécia por Felix Ockborn.

Segundo Caroline Caron, idealizadora do projeto EcoOuse, a moda circular pode ser definida como vestuários, calçados e acessórios que são desenvolvidos, produzidos e fornecidos com a intenção de serem usados de maneira proveitosa e circularem na sociedade de forma responsável e eficaz pelo maior tempo possível e na sua melhor forma de reaproveitamento, até que possam retornar novamente de forma segura para o meio ambiente.

Essa é uma nova forma de criar e produzir, que promete revolucionar a indústria da moda.

A moda circular defende que produtos de moda devem ser desenvolvidos levando em conta ética, longevidade, eficiência de recursos, biodegradabilidade, reciclabilidade e não toxidade, produzidos a partir de recursos locais. Além disso, os produtos devem ser utilizados ao máximo, preservando, consertando, reconstruindo a partir de peças já existentes e compartilhando com outras pessoas através de empréstimo, troca ou até mesmo aluguel. Esse é o conceitos do projeto EcoOuse!